O retrato do arrendamento na Área Metropolitana de Lisboa

Somos a Vizinhança, Somos a Resistência, Somos a Sirigaita!
Abril 3, 2024
Mostrar tudo
Habita!

Apresentamos aqui o primeiro estudo sobre o mercado do arrendamento na Área Metropolitana de Lisboa realizado por nós em colaboração com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no âmbito do projeto CONTESTED_TERRITORY, Programa de Investigação e Inovação Horizon 2020 da
União Europeia.

Carlotta Monini, Raquel Ribeiro, Ana Cordeiro Santos e Rita Silva, autoras do estudo, fornecem um retrato de um mercado do arrendamento inacessível, inseguro e insatisfatório onde a sobrecarga excessiva com o pagamento da renda é a regra e os inquilinos têm de pedir apoios para coneguir sustentar as despesas. Uma condição inquilina feita de diversas formas de coabitar, muitas vezes forçadas, e de más condições de habitabilidade onde apenas o 13% dos inquilinos entrevistados declara viver em casas sem problema. Uma precariedade altíssima (53% sente insegurança relativamenta à permanência na habitação que aluga) que tem efeitos sobre a saúde mental e fisica das pessoas e que produz despejos invisibilizados e assédio habitacional das pessoas mais vulneráveis.

Através de novos dados e de uma profunda e atenta análise as autoras ofrecem uma ferramenta fundamental para todas as pessoas e coletivos que lutam pelo direito à habitação. Conhecer a realidade habitacional é o primeiro passo para uma ação coletiva que consiga mudar o status quo e pôr as pessoas em primeiro lugar. Boa leitura!